ALTO DO MOURA - MUSEUS, BARES E RESTAURANTES COM A CULINÁRIA REGIONAL
O Alto do Moura é um bairro do municipio de Caruaru, capital do agreste Pernambucano, localizado a cerca de 135 km do Recife. Reconhecido pela Unesco como o maior Centro de Artes Figurativas das Américas, no Alto do Moura praticamente toda a casa é ateliê e todo morador é artesão. A arte do barro, passada de geração para geração, retrata cenas do cotidiano e dos costumes do povo nordestino. Mestre Vitalino, que começou a modelar bonecos aos seis anos de idade, foi o primeiro artista da comunidade a ganhou fama nacional e internacional. Hoje, a cerâmica figurativa e utilitária do Alto do Moura ultrapassa as fronteiras do país.
Considerado pela Unesco o maior Centro de Artes Figurativas das Américas, é o Alto do Moura uma comunidade de artistas. Distante 7 km do centro de Caruaru, este povoado concentra mais de 1000 artesãos que moldam o dia-a-dia do homem nordestino, levando nossa cultura até os pontos mais distantes do nosso planeta. Lá cada residência se transforma em ateliê, envolvendo toda a comunidade local, desde o mais simples ajudante àqueles que moldam o barro transformando-o em arte. Hoje arte e artesão vêem suas peças ultrapassando as fronteiras do país, retratando uma terra, sua cultura, seu povo, sua gente.
No período junino, os bares e restaurantes ficam tomados de turistas de todas as partes do mundo, que buscam conhecer o Alto do Moura e dançar o autêntico forró pé-de-serra. Quem vem à Caruaru o Alto do Moura é passagem obrigatória.
Caruaru é a CAPITAL DO FORRÓ.
Thadeu.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário