quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vamos divulgar mais o nosso Pernambuco

Por: *Osvaldo Matos

Não restam dúvidas de que todo empresário pernambucano, de qualquer segmento e faturamento, que deseja ter sucesso, deve ficar atento ao que se passa no resto do mundo, bem como no Sul e no Sudeste do Brasil, que são visitas obrigatórias, sempre que possível.

O que fico intrigado é a visão distorcida do Nordeste e, em especial, de Pernambuco, por uma parte importante da população, incluindo alguns empresários e executivos.

Sempre que viajo para negócios, eventos e pesquisas, tenho a oportunidade de conversar com pessoas de diferentes classes sociais e fico cada vez mais surpreso e ao mesmo tempo preocupado.

Pernambuco, na visão de muitos, continua sendo um lugar com praias bonitas, violência e muita miséria. As referências históricas, culturais e políticas têm recall quase zero e os nossos grandes nomes do passado e do presente, quando citados por serem pernambucanos, são sempre motivos de surpresa.

Como profissional de marketing e sociólogo, chego à triste conclusão de, que, pelo fato de não termos nossas potencialidades conhecidas, acabamos perdendo boas oportunidades de negócios.

Nas minhas últimas viagens, resolvi colocar no meu iphone e ipad uma pequena apresentação, com fotos ilustrativas, aéreas e terrestres, de empresas de diversos tamanhos e segmentos.

E, também, de lugares importantes como: Recife, Olinda, Ipojuca/Suape e Porto de Galinhas, Sirinhaém, Tamandaré, Barreiros, Jaboatão, Chã Grande, Gravatá, Arcoverde, Salgueiro, Garanhuns, Paulista e Caruaru.

Além dos polos médico, vestuário, gesseiro, vinho e de frutas, tudo sempre acompanhado por belas fotos e frases de efeito, com os adjetivos e superlativos que todo pernambucano, adora, principalmente quando se trata de pioneirismo, produção cultural, empreendedorismo e diferenciais da nossa terra.

Também coloquei fotos dos pernambucanos que a gente se enche de orgulho em falar, como: Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, Chacrinha, Capiba, Joaquim Nabuco, Cícero Dias, João Falcão, Lenine, Guel Arraes, Alceu Valença, Arlete Salles, Norberto Odebrecht, Fabiana Carla, Marcos Nanini, Lívia Falcão, Romero Brito, Nelson Rodrigues, Francisco Brennand, Edson Mororó Moura, Marinês, Luís Gonzaga, Geninha da Rosa Borges, Felipe Camarão, Frei Caneca, André Laurentino, João Santos, Abelardo da Hora, Reginaldo Rossi, Nelson Pereira, Antonio Queiroz Galvão, José Ermírio de Moraes, ufa!

E mais algumas centenas de grandes nomes que, se eu fosse citar um terço, levariam algumas horas.

O resultado dessa minha apresentação, que dura cerca de 10 minutos, é sempre de encantamento, vontade de conhecer e investir em nosso Estado.

Justifico, sempre, que Pernambuco não passa por este momento especial, com muitos investimentos, empregos, melhoria da renda e da qualidade de vida, por mera sorte ou localização.

Pernambuco é estratégico, tem inúmeras vantagens comparativas, homens públicos e empresários com visão e poder de articulação e, o melhor, um povo criativo, guerreiro, contestador, trabalhador, alegre, receptivo e abençoado por Deus, com uma natureza singular e deslumbrante.

Fica a idéia no ar! Vamos colocar um pouco do nosso Estado nos nossos blogs, sites, redes sociais, celulares, ipads e falar muito do nosso Pernambuco para todos.

*Osvaldo Matos de Melo Júnior é publicitário, sociólogo e especialista em marketing e comércio exterior.

http://maisab.globo.com/inaldosampaio/
22 de Dezembro de 2010 às 19:30:53

2 comentários:

  1. Oi, mano Tó,
    É isso aí! Quando se fala em Pernambuco é só para mostrar o índice de criminalidade e a pobreza! O outro lado da moeda não se comenta! Recebemos ontem um clip gravado pela Globo Nordeste, no Shopping Recife, que está servindo de vinheta para comemorar o Natal. São iniciativas como essa que nos enchem de orgulho de ser pernambucanos! Valeu! Do mano Sylvio (O Gordo).

    ResponderExcluir
  2. Em alto e bom som: SOMOS PERNAMBUCANOS!!!Sylvio (O Gordo).

    ResponderExcluir