sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que falta ao Brasil?

É difícil para mim fazer uma avaliação profunda e correta sobre tudo que falta ao Brasil porque as informações que recebo geralmente são distorcidas para um lado (oposição) ou para o outro (governo).
Pelo que consigo observar a situação é a seguinte:

SAÚDE:
Deu na televisão que o SUS (Sistema Único de Saúde) realizou no ano de 2009, 450 milhões de consultas médicas. 70% da população brasileira (140 milhões) que não pode pagar plano privado de saúde, usa o SUS. Ou seja, são 3 consultas por ano para cada brasileiro que usa o SUS. Eu não acredito que isto seja possível, o que deve estar acontecendo é que as clínicas e hospitais privados que atendem pacientes do SUS devem estar cobrando do governo mais consultas do que as que estão realmente realizando.
Acredito que pelo menos metade dessas consultas são falsas e o dinheiro do governo vai irregularmente para o bolso dos donos das clínicas e hospitais conveniados.
Nas clínicas e hospitais do governo, os médicos, enfermeiros e funcionários não trabalham como deveriam, faltam muito ao trabalho, atendem mal aos pacientes e, muitas vezes, desviam remédios e outros materiais dos hospitais e clínicas.
De qualquer forma mais gente está tendo atendimento médico, porém o atendimento ainda não é bom.
Aqui em Pernambuco o governo do estado está construindo novos hospitais e entregando a direção desses hospitais para empresas privadas, ou seja, os funcionários são empregados do estado, mas a direçao é privada, vamos ver se vai funcionar melhor assim.

EDUCAÇÃO:
Na educação a situação não é diferente, os professores das escolas públicas são muito mal remunerados, ganham em média mil reais por mês, o que é muito pouco para atrair bons professores. Resultado, professores ruins, escolas ruins, os alunos abandonam a escola antes de terminarem os cursos e, os que terminam, saem sem saber quase nada.
O governo conseguiu colocar quase todas as crianças na escola, falta agora melhorar a qualidade do ensino que ainda está muito ruim.
Aumentar os salários dos professores não resolve porque a maioria deles não tem capacidade para ensinar e não podem ser demitidos se tiverem mais de dez anos de trabalho.

SEGURANÇA:
Os policiais estaduais e guardas municipais ganham muito mal, resultado, não trabalham direito e muitas vezes se aliam aos criminosos para roubar e matar. Os policiais federais ganham muito bem, por isso a corrupção entre eles é bem menor.

TRANSPORTE:
Dos anos 1960 para cá as ferrovias foram deixadas de lado para dar lugar ao transporte rodoviário, mais caro e poluidor, apenas para dar lucro aos fabricantes de automóveis e distribuidores de combustíveis, Shell, Texaco, etc (as sete irmãs donas da exploração de petróleo no mundo).
A maioria das estradas brasileiras está em péssimo estado, dificultando e encarecendo o custo do transporte e das mercadorias.
O governo está duplicando e recuperando muitas rodovias federais e contruindo mais ferrovias, mas falta muito ainda.

HABITAÇÃO:
Existe um deficit de mais de 6 milhões de moradias no Brasil. O governo deve completar, até o fim do ano, 1 milhão de casas populares construídas e o provável futuro governo promete construir mais 2 milhões no seu governo.
Ainda falta muito para solucionar o problema.

IMPOSTOS:
Todo mundo reclama que paga muito imposto e que o governo não presta o serviço que deveria prestar com o dinheiro arrecadado (saúde, educação, segurança, transporte e habitação).
Acontece que a sonegação é alta no Brasil:
"- Sonegação das empresas brasileiras vem diminuindo, mas ainda corresponde a
25% do seu faturamento;
- Em 2000 o índice de sonegação era de 32% e em 2004 era de 39%;
- Faturamento não declarado é de R$ 1,32 trilhão;
- Tributos sonegados pelas empresas somam R$ 200 bilhões por ano;
- Somados aos tributos sonegados pelas pessoas físicas, sonegação fiscal no Brasil
atinge 9% do PIB
- Cruzamento de informações, retenção de tributos e fiscalização mais efetiva são os
principais responsáveis pela queda da sonegação;
- Contribuição Previdenciária (INSS) é o tributo mais sonegado, seguida do ICMS e
do Imposto de Renda;
- Indícios de sonegação estão presentes em 65% das empresas de pequeno porte,
49% das empresas de médio porte e 27% das grandes empresas;"
Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (para confirmar acesse o endereço abaixo):
http://www.ibpt.com.br/img/_publicacao/13649/175.pdf

Ficamos chocados quando um assaltante mata uma pessoa para roubar e exigimos penas mais severas para os criminosos.
O sonegador de impostos não rouba nem mata apenas uma pessoa, rouba o futuro de milhares de crianças que ficam sem escola e sem merenda escolar e mata milhares de pessoas que ficam sem atendimento médico. E nós não ficamos chocados com isto nem exigimos penas mais severas para os sonegadores.

JUDICIÁRIO:
É outro foco de corrupção no Brasil. O governo tem feito muito para combater a sonegação e a corrupcão, a polícia federal investiga e prende muita gente, mas a justiça manda soltar.
Este é um dos grandes problemas do Brasil, quem tem dinheiro paga pagar bons advogados nunca fica preso muito tempo e nunca é condenado definitivamente. São tantos os recursos e os adiamentos e os processos levam tanto tempo para serem julgados que o crime termina prescrevendo e o criminoso ficando impune.

IMPRENSA:
A esmagadora maioria da grande imprensa; jornais, revistas, radio e TVs, é contra um governo popular que prioriza os mais necessitados. Só mostra o que ainda falta ser feito e não mostra o que já foi feito, minimizando os avanços conquistados.
É um verdadeiro milagre que o governo esteja com um índice de aprovação tão alto(79% segundo pesquisa do IBOPE de hoje).
Acredito que o povo está sentindo na pele que a sua vida está melhorando, está comendo um pouco mais, está tendo um pouco mais de atendimento médico (mesmo ruim), os filhos estão indo para a escola (mesmo que não aprendam quase nada), etc.

Esta é a minha visão da situação, também acho qua as coisas estão melhorando e que, dependendo do próximo governo, vão melhorar muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário