sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Canadá - Balanço da viagem

O Canadá é o país com melhor qualidade de vida que conheci até hoje.
O povo é alegre, simpático, educado e hospitaleiro.
O transporte público é eficiente, as ruas são limpas, existem muitos parques e praças com belos jardins, muitas árvores e quase não existe poluição.
As casas têm quintais sem muros, nem cercas eletrificadas e as pessoas passeiam à noite pelas ruas sem medo de serem assaltadas.
Os bairros são projetados pensando no bem estar dos moradores e não apenas no lucro das construtoras imobiliárias.
O trânsito é organizado e tranquilo, os motoristas não têm pressa, não são estressados e respeitam os ciclistas e os pedestres.
Ciclovias exclusivas se estendem por quase toda a cidade.
Existem todos os problemas que temos no Brasil embora em uma escala muitas vezes menor:
-Jovens drogados e mendicância (o governo paga uma bolsa em dinheiro aos jovens e mendigos, mas eles preferem viver na rua, pelo menos no verão).
-Furto de bicicleta, de carro e de casa, mas não se ouve falar em assalto a mão armada.
Andei a pé, de trem, ônibus, carro, bicicleta e voei de balão.
Vi paisagens belíssimas, cachoeiras, rios, canyons, vales e montanhas.
Conheci Montreal, Mont Tremblant, Charlevoix - Isle-Aux-Coudres, Ottawa, Gatineau, Quebec, Montmorency, Toronto, Niagra Falls, Nova York, Saint-Jean-Sur-Richelieux.
Conheci pessoas muito simpáticas e generosas:
MARIE JOSÉE, jornalista independente de Montreal, eclética, fala muito bem português e é interessada no Brasil e nos assuntos sobre o meio ambiente. Está namorando com MAXIME, jovem aventureiro canadense que já hospedei na minha casa durante o carnaval deste ano.
FRANCE, tradutora inglês-francês, altamente generosa e caridosa. Já trabalhou como voluntária ajudando as populações pobres da Bolívia e está indo novamente àquele país em outra ação humanitária. Hospedou-me na sua casa em Montreal por dois dias.
DORIS, funcionária pública, gentil e prestativa, hospedou-me por três dias na sua casa em Ottawa e levou-me para conhecer vários locais de Ottawa e Gatineau.
LAURENCE, amiga de MAXIME, que concordou em me hospedar por três dias em Quebec, sanfoneira, fala muito bem português, adora tocar forró, pratica capoeira e está gravando um CD com música brasileira.
ANNABELLE, companheira de residência de LAURENCE, foi muito simpática e atenciosa comigo, oferecendo-me o seu computador para enviar alguns e-mails.
MAXIME além de conseguir hospedagem para mim em Quebec, passeou a pé comigo e MARIE JOSÉE mostrando-me as belezas de Quebec e passeamos de bicicleta pela zona industrial e praias fluviais da cidade.
Quanto aos muitos brasileiros que conheci no Canadá, de uma maneira geral, são todos educados e bem preparados e imigraram em busca de uma qualidade de vida melhor, já que o Brasil não lhes oferecia segurança para viver com tranquilidade, estando todos satisfeitos com a vida que estão levando.
Pretendo voltar ao Canadá em julho do próximo ano para rever os amigos que deixei lá e conhecer muita coisa que ainda faltou conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário